Com o verão se aproximando, quem mora em regiões afastadas do litoral e de rios, como a nossa região, tem a piscina como excelente opção de lazer. Além disso, esse equipamento agrega maior beleza e valor econômico ao imóvel.

 

Tradicionalmente, na nossa região, as piscinas eram construídas de alvenaria e concreto. Esse era o método construtivo mais utilizado, em razão da falta de conhecimento e mão de obra especializada.

A piscina em alvenaria permite maior possibilidades de projetos personalizados. Com esse método é possível projetar em qualquer tamanho ou formato, desde que se tenha mão de obra especializada. Para evitar o surgimento de fissuras ou rachaduras é essencial realizar projetos complementares, de estrutura e impermeabilização.

A durabilidade é outra grande vantagem desse método em comparação aos demais. Este material, usado de maneira adequada, pode ter durabilidade superior a trinta anos. Em compensação, o custo de sua construção é mais elevado do que os demais métodos.

Outra opção mais econômica do que a tradicional piscina em alvenaria é a utilização do vinil. Esse modelo permite a utilização em qualquer formato de piscina. Ou seja, pode-se utilizar os desenhos mais criativos possíveis, com curvas e formatos personalizados.

Além disso, atualmente há disponibilidade de uma enorme variedade de motivos, cores e padrões, que dão aparência de uma piscina tradicional.

Para a aplicação do vinil, dispensa-se a impermeabilização, mas é necessário realizar a estrutura em alvenaria e concreto, com acabamento mínimo de reboco. O vinil funcionará como impermeabilizante, mas exigirá um cuidado na utilização, pois qualquer objeto pontiagudo pode facilmente provocar dano.

Quanto a segurança, é necessário cuidado com a textura, pois o vinil pode apresentar-se escorregadio, com o tempo de uso e cuidados inadequados.

Outra opção bastante interessante é a piscina pré-fabricada em fibra de vidro.

Se no passado esse material apresentava pouca variedade de formatos e cores, hoje em dia há uma diversidade de modelos que podem atender aos mais variados gostos.

Diferente do que pensa a maioria, mesmo com o desgaste do sol e intempéries, após anos de uso, é possível realizar reparos, como uma simples pintura, que darão uma vida útil bastante prolongada à piscina.

Para a instalação de uma piscina de fibra, necessita-se tão somente de uma escavação com uma base em concreto ou areia. Com isso, esse modelo revela-se o mais rápido, permitindo a utilização da piscina em menos de uma semana.

Edição N ° 19 Revista Meio

Compartilhar:
Publicado em: 27 de dezembro de 2017